O que é RickRoll?

O que é RickRoll?

Rickroll é um fenômeno da Internet que envolve o clipe da música Never Gonna Give You Up de 1987 de Rick Astley. O meme é uma pegadinha: uma pessoa fornece um link que ela diz ser relevante quanto ao tópico em questão, mas o link leva o usuário para o vídeo de Rick Astley com a música Never Gonna Give You Up. Quando uma pessoa entra no link que a leva ao vídeo, diz-se que ela foi "rickrolleado", "rickrolado" ou como você preferir.

E a letra da música faz muito sentido com aconteceu com a pessoa que foi "rickrollada".

O Refrão é assim: "Nunca vou desistir de você, nunca vou deixar você na mão, nunca vou correr e abandonar você. Nunca vou fazer você chorar, nunca vou dizer adeus, nunca vou contar uma mentira e te machucar".

Rickroll estendeu-se além dos links, reproduzindo o vídeo ou música interrompendo outras situações, inclusive em locais públicos; isso culminou quando Astley e a música fizeram uma aparição surpresa na apresentação musical do carro alegórico de "A Mansão Foster para Amigos Imaginários".

Desde maio de 2007, várias versões do clipe no YouTube acumularam centenas de milhões de views, em grande parte impulsionadas pela prática generalizada de "rickrolling" e a popularidade da música nas décadas seguintes.

Como a maioria das pessoas que já passaram um tempo na Internet sabe, Rick roll é quando um link para algum site ou informação relevante é trocado por um link para a música de Astley de 1987, “Never Gonna Give You Up” .

O truque é o seguinte: você recebe uma mensagem com um link para algo aparentemente legal ou interessante. Mas quando você clica, tudo o que você tem é o vídeo de 1987 do cantor Rick Astley.

Origem

A música de Rick Astley "Never Gonna Give You Up" foi originalmente lançada como parte de seu primeiro álbum solo de 1987, Whenever You Need Somebody. Após o seu lançamento inicial, o single se tornou um hit número um em várias paradas internacionais, incluindo a Billboard Hot 100 e UK Singles Chart.



O meme de rickroll teve seu início em fóruns na internet com o objetivo de trollar. Esse estilo de pegadinha é conhecido como duckrolling, que foi anterior ao rickrolling, como umas das primeiras trollagens feitas, em que um link externo com um título chamativo (ou seja, uma imagem ou notícia específica) seria redirecionado para uma imagem editada de um pato com rodas.

O fenômeno "rickroll" começou por volta de maio de 2007, quando alguém postou um link para o videoclipe de Rick Astley disfarçado como uma prévia do então recém-lançado Grand Theft Auto IV. Devido ao grande acúmulo de expectativa pelo jogo naquela época, muitos fãs de GTA foram vítimas da trollagem.

Viralização

Em 15 de maio de 2007, uma das primeiras instâncias conhecidas do clipe foi enviada com o título "Rickroll'D" pelo YouTuber Cotter548.



Muitas pessoas expressaram a opinião de que o aspecto que mais chama a atenção do vídeo é a voz inesperadamente grave de Rick Astley em contraste com sua aparência jovem. De acordo com executivos das gravadoras que ouviram as gravações também não acreditaram que fosse a voz verdadeira de Rick Astley,

Em 1 de abril de 2008, todos os vídeos apresentados na página inicial do YouTube redirecionaram para o vídeo musical de Rickroll.



Até a conta oficial do Twitter da Casa Branca, @whitehouse, respondeu um tweet com um link para o vídeo de Rick Astley no YouTube. Trollando as pessoas.

 Em setembro de 2015, clientes da Apple acessaram a página de suporte do Apple Watch. A seção do tutorial “Adicionar um amigo” apresentou uma imagem da lista de contatos dos relógios com as iniciais soletradas, "NE VE RG ON NA GI VE YU UP".

Astley escreveu para a revista Time, onde agradecia tudo o que fizeram pelo fenômeno "rickroll".

Essa trollagem com Rick Rolling passou a seguir por toda a Internet e viraliza muito até hoje. Trollando pessoas com tópicos importantes redirecionado para o vídeo de Rick Ashley.